terça-feira, 21 de setembro de 2010

Comida gordurosa rapidamente causa perda de memória e reduz performance física

Hambúrguer, refrigerante e batata frita. Tudo isso em porções gigantes. Não é possível que no século XXI ainda exista quem acredite que esta combinação não faça mal para a saúde.
Pois é, e agora mais um estudo reforça os contras de uma dieta baseada em alimentos gordurosos. A pesquisa, realizada na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mostra que comer comida gordurosa afeta, rapidamente, a memória recente e a performance nos exercícios.
Além disso, este tipo de alimentação já estava associado, a longo prazo, a ganho de peso, doenças cardíacas e declínio nas funções cognitivas.
O novo experimento, realizado em ratos e homens, mostrou ainda que comer comida com alto teor de gordura pode, em poucos dias, afetar o cérebro e o corpo – bem antes dos quilos extras aparecerem.
Para chegar a estes resultados, os pesquisadores estudaram 32 ratos. Eles haviam sido treinados, com uma dieta de baixa gordura, a seguir um certo caminho, usando a inteligência.
Então, metade dos ratos passou a receber uma alimentação rica em gordura, enquanto a outra metade continuou com a comida saudável. Depois de apenas quatro dias, os ratos da dieta gordurosa começaram a falhar nos testes e todos eles foram piores do que quando recebiam a alimentação normal. Os outros continuaram com as mesmas ótimas performances

Nenhum comentário:

Postar um comentário