terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pirâmide alimentar

Decidi postar aqui a pirâmide alimentar para sabermos o que devemos comer

México restringe taco e comidas gordurosas nas escolas

CIDADE DO MÉXICO - O governo do México decidiu proibir a venda de alimentos gordurosos nas escolas, o que inclui a comida à qual várias gerações de crianças estavam acostumadas.



Além de refrigerantes, hambúrgueres e batatas fritas, a proibição se estende a alimentos e bebidas tradicionais do México, como o doce de tamarindo, chile, torresmos e o atole, uma bebida de milho que é servida quente nas manhãs. Já os tacos, burritos e saladas só serão permitidos em versões com pouca gordura.


As normas para combater a obesidade, apresentadas pelas autoridades nesta quarta-feira, 26, proíbem também as tortas - enormes sanduíches de carnes, populares no México -, exceto em versões "light", de feijão e queijo, ou de frango com verduras.


O Departamento de Saúde do México espera que as normas entrem em vigor no próximo período escolar, que começa em agosto. As novas regras, que ainda serão aprovadas por um comitê de especialistas, serão aplicadas a 25 milhões de estudantes nas 220 mil escolas mexicanas, tanto privadas quanto públicas.

Campanha


O presidente do México, Felipe Calderón, lançou em janeiro uma campanha nacional contra a obesidade, assinalando que a incidência do mal triplicou entre os jovens nos últimos 30 anos. "Infelizmente, somos o país com o maior problema de obesidade infantil no mundo inteiro", disse Calderón.

Cerca de 4,5 milhões de crianças mexicanas entre 5 e 11 anos de idade - e 26% de todas as crianças - têm problemas de peso no país. Os especialistas atribuem a obesidade infantil no México à inclusão de refrigerantes e alimentos da cultura norte-americana nas escolas. Com as novas regras, as crianças poderão beber apenas água mineral e sucos de frutas nas escolas.

Viciando o cérebro em comidas gordurosas

Segundo esta notícia da CNN, cientistas confirmaram que comidas gordurosas como bacon e batatas fritas podem te deixar viciado, afetando seu cérebro da mesma maneira que drogas como cocaína ou heroína o fazem.




Para chegar a esta conclusão, foi feito um estudo com três grupos de ratos por 40 dias: um grupo se alimentava de ração natural; o segundo grupo comia bacon, salsichas, pães de queijo e outros alimentos gordurosos e calóricos por uma hora do dia, e um terceiro grupo podia se alimentar dessas comidas por até 23 horas no dia.


Como era de se esperar, os ratos do terceiro grupo ficaram muito mais obesos. E além disso foi também desenvolvida uma "tolerância" à comida: eles precisavam comer cada vez mais para se sentirem satisfeitos, assim como dependentes químicos precisam de doses cada vez maiores das drogas.




Em uma segunda fase do experimento, os pesquisadores aplicaram leves choques aos ratos na presença da comida. Esta alteração fez com que os dois primeiros grupos evitassem a comida. Isso não ocorreu no terceiro grupo: eles continuaram a consumir os alimentos. O mesmo resultado já foi observado em experimentos com ratos consumindo cocaína.



O neurotransmissor dopamina está relacionado aos centros de prazer (ou recompensa) do cérebro, e o estudo mostra que nos ratos do terceiro grupo houve uma diminuição em certos receptores de dopamina, uma mudança também relacionada a dependência química e obesidade em humanos. Os pesquisadores acreditam que essa diminuição possa ser genética.



Pessoalmente não me surpreendeu muito o fato de haverem mudanças nas transmissões sinápticas do cérebro, imagino que alguém viciado em videogames, por exemplo, também apresentará mudanças interessantes de se investigar, mas não quer dizer que o problema seja genético. O próprio estudo mostra como o ambiente externo (principalmente criação e alimentação) podem modificar o comportamento e o organismo.



Hoje em dia comemos muitos alimentos gordurosos que foram processados para serem "viciantes", como hambúrgeres e salsichas. Nosso organismo não foi feito para estes alimentos: não é isso que nossos ancestrais, nos outros 98% da história humana, comiam - e como consequência disso temos todos esses problemas


Daí a gente come um alimento super gorduroso, o nosso cérebro acha a coisa mais maravilhosa do mundo e logo pede mais. Se continuamos com o hábito, logo os locais que frequentamos nos fazem lembrar desses alimentos (também por condicionamento pavloviano) e nos fazem querer mais. Ao mesmo tempo seu corpo está "se preparando" para receber esses alimentos, então você come a mesma quantidade que antes mas parece que não foi suficiente: você precisa comer um pouco mais para se saciar. Este ciclo pode continuar até você perder o controle e buscar ajuda para emagrecer.




E então fica a pergunta: como é sua alimentação diária? E a do seus filhos?

terça-feira, 24 de agosto de 2010

MCdonald's

Os sanduíches do MCdonald's são mt gostosos e saborosos mais tem muita gordura, o famoso magnífico tem 625 calorias. Podemos comer pelo menos 1 vez por semana os hambúrgueres de lá e nada mais :)

sábado, 21 de agosto de 2010