terça-feira, 28 de setembro de 2010

O que devemos comer ?


FRUTAS.



VERDURAS


LEGUMES


E ESSE BELO PRATO BEM SAUDÁVEL.



Cuide de sua alimentação, para não causar sério problemas na sua saúde, como muitas pessoas.


terça-feira, 21 de setembro de 2010

É VERDADE !

É MUITO BOOOM, MAS......


 OLHA O QUE PODE ACONTECER.........




PROBLEMAS DE SAÚDE......


OBESIDADE


a falta de alimentação correta das crianças pode ocorrer isso...


DEPRESSÃO....

Comida gordurosa rapidamente causa perda de memória e reduz performance física

Hambúrguer, refrigerante e batata frita. Tudo isso em porções gigantes. Não é possível que no século XXI ainda exista quem acredite que esta combinação não faça mal para a saúde.
Pois é, e agora mais um estudo reforça os contras de uma dieta baseada em alimentos gordurosos. A pesquisa, realizada na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mostra que comer comida gordurosa afeta, rapidamente, a memória recente e a performance nos exercícios.
Além disso, este tipo de alimentação já estava associado, a longo prazo, a ganho de peso, doenças cardíacas e declínio nas funções cognitivas.
O novo experimento, realizado em ratos e homens, mostrou ainda que comer comida com alto teor de gordura pode, em poucos dias, afetar o cérebro e o corpo – bem antes dos quilos extras aparecerem.
Para chegar a estes resultados, os pesquisadores estudaram 32 ratos. Eles haviam sido treinados, com uma dieta de baixa gordura, a seguir um certo caminho, usando a inteligência.
Então, metade dos ratos passou a receber uma alimentação rica em gordura, enquanto a outra metade continuou com a comida saudável. Depois de apenas quatro dias, os ratos da dieta gordurosa começaram a falhar nos testes e todos eles foram piores do que quando recebiam a alimentação normal. Os outros continuaram com as mesmas ótimas performances

Câmara aprova troca de comida gordurosa

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (15) um projeto de lei que exige que creches e escolas de ensino fundamental troquem alimentos gordurosos e pouco nutritivos - como coxinhas e batata frita - por comida saudável.

A medida vale para colégios públicos e particulares. Ela segue, agora, para o Senado.
Os critérios do que é ou não comida saudável ainda serão definidos pelas autoridades sanitárias brasileiras.
A propaganda de alimnentos que prejudicam a saúde também fica proibida.
As penas para quem infringir a nova medida vão desde advertência e multa até o fechamento do estabelecimento de ensino.
O presidente da CCJ, deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), afirma que a má alimentação somada à falta de prática esportiva tem prejudicado os estudantes. A informação foi dada via nota oficial:
- A escola não pode se isentar de responsabilidade

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Comida gordurosa, não estômago vazio, disparam hormônio da fome











Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Cincinnati, dos Estados Unidos, sugere que um dos hormônios responsáveis pela fome, a grelina, é ativado pela gordura que consumimos – e não pela que já temos no corpo – para otimizar o metabolismo de nutrientes e armazenar gordura.

Acreditava-se que a grelina se acumulava no corpo em período de jejum, e é encontrado no corpo logo antes das refeições. É conhecido como o “hormônio da fome” porque a administração de doses do hormônio estimula a fome e aumenta a ingestão de comida em humanos e animais de laboratório.
O estudo laboratorial muda completamente a visão que se tem sobre a grelina e aponta uma saída para futuros tratamentos de doenças metabólicas, que utilizariam a enzima estomacal responsável pela ativação do hormônio.

O papel da gordura na fome
A grelina requer a adição de um ácido gorduroso por uma enzima específica (O-acil-transferase) para ser ativado. Antes da pesquisa, acreditava-se que o ácido gorduroso era produzido pelo próprio corpo em períodos de jejum. A pesquisa, feita por Matthias Tschöp e sua equipe da Universidade, sugere que os ácidos gordurosos são produzidos, na realidade, através da ingestão de itens gordurosos.
A equipe de pesquisadores fez o estudo com ratos, que foram super expostos à enzima O-acil-transferase, e outro grupo de ratos que teve a enzima suprimida. Foi descoberto que, quando tinham uma dieta rica em gordura, os ratos sem a enzima acumularam menos gordura que ratos normais, enquanto aqueles que foram super expostos à enzima acumularam mais massa gordurosa do que ratos fora do experimento. “Quando foram expostos a certas comidas gordurosas, os ratos com mais O-acil-transferase ficaram mais gordos”, afirma Tschöp. “Os ratos sem a enzima ganharam menos peso, pois seu cérebro não recebe o sinal que diz que a gordura chegou e precisa ser armazenada”, diz.
A pesquisa muda um modelo que era usado há mais de uma década, diz Tschöp, e os pesquisadores acreditam que a grelina é um sensor lipídico no estômago, que informa ao cérebro quando calorias estão disponíveis – o que libera a passagem para processos consumidores de calorias, como o crescimento. “Ficamos interessados em entender como o hormônio pode estar envolvido nos benefícios da cirurgia bariátrica”, diz o pesquisador. “A cirurgia reduz o apetite e melhora o metabolismo logo antes da perda de peso, e faz com que a comida passe direto pelo estômago e pelas partes do corpo que contêm as enzimas O-acil-transferase e a grelina, o que evitaria a ativação do hormônio da fome”.
Segundo o pesquisador, o estudo não pode ser imediatamente transposto para o organismo humano, porém, um estudo recente da Universidade de Virginia (EUA) mediu concentrações ativas e inativas do hormônio da fome, e descobriu que na presença de gordura, os níveis de grelina aumentaram, como descrito na pesquisa de Tschöp.